Para que isso não ocorra saiba que assim como existem modelos apropriados de roupas para cada tipo físico, o mesmo ocorre com os sapatos, confira as dicas, descubra o seu modelo ideal e valorize seus pontos fortes:
Se você é baixinha prefira os modelos mais delicados, saltos altos, porém discretos, aposte nos decotados que mostram uma boa porção da parte de cima do pé, esses modelos tendem a alongar as pernas causando a impressão de serem mais longas. Evitem os sapatos com muitos detalhes que chame muito a atenção, o truque é abusar dos saltos sem que as pessoas o notem.
Para as mulheres de pernas curtas e grossas a dica é usar salto, porém este deve ser grosso, invistam nos modelos de sapatos decotados, evitem às sandálias que amarram na perna, que achatam as pernas, sapatilhas e sapatos muito delicados tendem a evidenciar ainda mais a perna grossa.
Se você tem o tornozelo grosso, as botas são as melhores opções, pois cobrem e disfarçam essa região, para os sapatos prefira os modelos mais pesados em estilo plataforma, evite os modelos fechados e muito elegantes, principalmente se for de amarração na perna, pois estes modelos destoam à estrutura de suas pernas.
Já para as gordinhas, apostem nos modelos com salto médio e mais grossinhos que lhe oferecem maior estabilidade, evitem salto finos e sapatilhas, pois são desproporcionais a quem se encontra acima do peso.
Para as de perna fina, os modelos mais indicados são os mais delicados e os em estilo Anabela, sapatilhas e rasteirinhas também são boas opções, deixando-a mais elegante, aposte nos saltos médios, com espessura também mediana. Evitem os modelos em estilo bico fino que alongam ainda mais sua perna, deixando-a com uma aparência mais fina do que já é e plataformas que tendem a carregar o visual.
Ao comprar sapatos tenham em mente dicas básicas, como comprá-los sempre no final da tarde, pois os pés encontram-se mais inchados e com isso você não sofrerá com sapatos apertados futuramente. Outra dica é não levar para casa sapatos apertados acreditando na promessa que “irão lacear”, pois se isso realmente acontecer não será da noite para o dia, até lá você sofrerá com o aperto nos pés.
Para finalizar a regra básica é fazer do sapato complemento da roupa, não uma competição com ela, por isso se o sapato chamar muita atenção, seu visual deve ser mais discreto possível, caso esteja usando peças monocromáticas, você poderá abusar mais na cor e nos detalhes do sapato, dessa forma você acertará sempre nas produções e não comprometerá nunca seu visual.